Luiz de Mattos em sua época foi um espírito incansável, foi um bravo e duplamente abolicionista. Lutou pela liberdade do homem escravo do próprio homem. Mas também lutou pela liberdade do homem escravo dos dogmas escravagistas e grosseiros, liberando o pensamento do homem travado nas amarras do misticismo religioso, levando-o ao auto conhecimento de si próprio como Força e Matéria.

Sociedade Portuguesa de Beneficência, inaugurada em 1878

O antigo prédio do hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência é visto neste cartão-postal de 1903, quando ainda funcionava no Paquetá, perto do cemitério, na Rua João Otávio, entre as ruas do Rosário (hoje João Pessoa) e Amador Bueno, em local conhecido como Bexiguentos (por haver ali uma casa de tratamento de doentes de varíola).
Note-se as palmeiras imperiais plantadas na calçada diante do antigo prédio. (foto de J. Bidschovsky)
O prédio na Rua João Otávio, foi inaugurado no dia 6 de janeiro de 1878 e funcionou até novembro de 1926.
Entre outros serviços humanitários, que Luiz de Mattos colaborou, destacam-se os que desveladamente fez à Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos.

Achava-se em completa decadência essa instituição benemérita, quando Luiz de Mattos, ainda materialista, mas impulsionado pela grande generosidade de sua alma, pôs ombros à espinhosa e árdua tarefa de levantá-la da prostração em que se achava.

Foi tanta a sua dedicação, tão desvelado, tão intenso o ardor com que se atirou a esse trabalho, que em pouco tempo conseguia ver coroados do melhor êxito os seus nobilíssimos esforços.

A Sociedade Portuguesa Beneficência de Santos ficou em ótimas condições, no mesmo pé de igualdade das mais importantes agremiações congêneres existentes no Brasil.


O que Luiz de Mattos, como presidente dessa associação em 1888, despendeu do seu bolso em auxílio a portugueses enfermos e indigentes, eleva-se à avultada cifra.

Assim, partir de 1º. de dezembro de 1926, a Sociedade Portuguesa de Beneficência passou a funcionar na Avenida Bernardino de Campos 47, na Vila Belmiro, local mantido até os dias atuais. Vale ressaltar que até o ano 2001, na entrada principal, havia uma placa de bronze louvando a benemerência de Luiz de Mattos - Fundador da Doutrina Racionalista Cristã.

Também neste hospital, no dia 06 de dezembro de 1931, às 10:15 horas, aos 60 anos, desencarnou Luiz Alves Thomaz, também co-fundador da Doutrina Racionalista Cristã e, através de testamento elaborado um ano antes de desencarnar deixou a este hospital parte de sua fortuna.

No Salão Nobre da Sociedade Portuguesa de Beneficência, Santos, no 1º andar 1C, encontra-se exposta uma tela nº 22, feita pelo pintor Almeida de Carvalho, em 1939, do Benfeitor do Hospital, Luiz Alves Thomaz.


Atualmente, ainda, na entrada principal, também encontra-se a foto e placa em homenagem ao médico, humanista e poeta Dr. José Martins Fontes, autor da frase "Como é Bom Ser Bom".


Em seu tempo Luiz de Mattos dirigiu a Sociedade Portuguesa de Beneficência com pragmatismo — atualmente este hospital pelas mãos de seus dinâmicos dirigentes continua se destacando na comunidade.
Sociedade Portuguesa de Beneficência, inaugurada em 1878
Por Wilson Candeias

Fonte:
Pesquisa livre na internet
Assim surgiu o Racionalismo Cristão
Fragmentos de Uma Bela História
Jornal Santos Ontem, e,