Luiz de Mattos em sua época foi um espírito incansável, foi um bravo e duplamente abolicionista. Lutou pela liberdade do homem escravo do próprio homem. Mas também lutou pela liberdade do homem escravo dos dogmas escravagistas e grosseiros, liberando o pensamento do homem travado nas amarras do misticismo religioso, levando-o ao auto conhecimento de si próprio como Força e Matéria.

Racionalismo Cristão 100 anos – Por Jornal da orla

Há cem anos em Santos, em uma solenidade no dia 26 de janeiro de 1910, no edifício número 190 da Rua Amador Bueno, nascia o Centro Amor e Caridade de Santos, berço mundial do Racionalismo Cristão.

Há cem anos em Santos, em uma solenidade no dia 26 de janeiro de 1910, no edifício número 190 da Rua Amador Bueno, nascia o Centro Amor e Caridade de Santos, berço mundial do Racionalismo Cristão. Depois de 18 meses, em 21 de junho de 1912, seria inaugurada a primeira sede, na Avenida Ana Costa, 67, que até hoje abriga as reuniões da doutrina filosófica.

Entre os nomes que assinaram aquela ata de 26 de janeiro de 1910 está o criador da doutrina, Luiz José de Mattos, que presidiu a reunião.

Nascido em 1860, chegou com 13 anos ao Rio de Janeiro e, aos 15, muda-se para Santos e, em plena efervescência da economia do café, prospera, sendo considerado um dos maiores experts do ramo na cidade, já ao tempo o maior porto exportador de café do mundo.


Em 1882, com apenas 22 anos de idade, mantinha negócios em toda a cidade e, aos 26, já detinha grande riqueza. Dedicado ao estudo, era muito relacionado com a intelectualidade do Rio e de São Paulo.

Fundou escolas e asilos, tendo sido, em 1888, Presidente da Beneficência Portuguesa, além de ter lutado também pela causa da Abolição e, depois, pela  implantação da República. Emérito jornalista, Luiz de Mattos sempre colocou sua pena a serviço da verdade e da justiça.

Em 1895, participa da fundação do Real Centro Português, o grande elo da colônia portuguesa em Santos. A finalidade do Real Centro Português era congregar todos os portugueses de Santos proporcionando-lhes atividades literárias, científicas, recreativas, educacionais e sociais.

Em 1890, já era vice-cônsul português na cidade, onde contribuiu a fortalecer a Sociedade Humanitária dos Empregados do Comércio.

Em 1916 fundou o jornal A Razão, juntamente com Luiz Alves Thomaz, que também participou da criação do Racionalismo Cristão.

Jornal A Razão - 100 anos
número 1 - 1916
Também nascido em Portugal, em 1871, Luiz Alves Thomaz foi amigo e companheiro de lutas. É reconhecido pela contribuição no desenvolvimento da cidade, no comércio e também às instituições humanitárias e considerado um exemplo para os integrantes do Racionalismo Cristão.

Evolução do espírito

A doutrina é uma filosofia espiritualista que trata da evolução do espírito. Explica, através da razão e do raciocínio, o que somos e o que fazemos neste planeta-escola, que é a Terra. Defende princípios que, postos em prática, levantam almas e fortificam corpos enfraquecidos.

Esses princípios são normas de conduta simples que ajudam no combate a vícios de toda espécie, na regeneração dos maus hábitos. A doutrina orienta, educa e espiritualiza as pessoas, para serem justas, valorosas, honradas e verdadeiras.

 Racionalismo Cristão 100 anos
 Publicado no Jornal da Orla - Santos