Luiz de Mattos em sua época foi um espírito incansável, foi um bravo e duplamente abolicionista. Lutou pela liberdade do homem escravo do próprio homem. Mas também lutou pela liberdade do homem escravo dos dogmas escravagistas e grosseiros, liberando o pensamento do homem travado nas amarras do misticismo religioso, levando-o ao auto conhecimento de si próprio como Força e Matéria.

A vida é trabalho, luta, e ação - Por Luiz de Mattos

Luiz de Mattos - Fundador
Jornal A Razão

Número 1 - 1916
Há séculos a humanidade vem caminhando às apalpadelas, insegura, por ignorar a Verdade, o que seja a vida fora da matéria. É preciso esclarecer os seres humanos de que no mundo só existem dois elementos – Força e Matéria – para que caminhem com segurança, sabendo o que devem fazer, cultivando a inteligência e a moral, conscientes do cumprimento de seus deveres.

O Racionalismo Cristão é Doutrina que faz presença onde é preciso, indicando o rumo do progresso, tanto espiritual quanto material. Como dissemos, é fundamental que a humanidade sinta que no mundo só existem dois elementos: Força e Matéria

O grande espírito que foi Jesus deixou os princípios fundamentais em que a Doutrina se baseia. Numa luta gigantesca, não poupou esforços para que os seres humanos refletissem sobre a razão de ser de tudo quanto acontece no mundo. Mas a humanidade permanece arraigada a crenças, por não querer raciocinar, por desconhecer o que já se diz nesta Doutrina com acerto há muitos anos.

Constantemente, irradiamos os que têm responsabilidade na condução dos povos, intuindo-os no sentido do cumprimento do dever.

A felicidade consiste em a criatura conhecer-se como Força e Matéria, e ter a educação precisa para saber governar-se. Por isso, aqueles que chegam às Casas Racionalistas Cristãs, venham com vontade de ouvir, analisar e aprender, porque os tempos são chegados para que a luz se faça em todos que desejam espiritualizar-se.
Estaremos sempre prontos para dizer à humanidade em que consiste a vida: a vida é trabalho, é luta, é ação.

Viver todos vivem, até aqueles que rastejam pelo chão, mas é preciso viverem com inteligência, e acima de tudo com moral e com honestidade, para vencerem as dificuldades.


Portanto, venham às Casas Racionalistas Cristãs, procurem conhecer profundamente o valor da Doutrina, e no mais será com a consciência de cada um.

Aqui estaremos falando sempre aos que espontaneamente se dedicam ao esclarecimento da humanidade, libertando-a da ignorância que a vem desgraçando.


É necessário expor de forma clara a Doutrina, falando com simplicidade, para que todos sintam na alma que é uma realidade o que dizemos, e procurem, dessa forma, livrar-se do mal.

A vida é trabalho, luta, e ação

Por Luiz de Mattos