Luiz de Mattos em sua época foi um espírito incansável, foi um bravo e duplamente abolicionista. Lutou pela liberdade do homem escravo do próprio homem. Mas também lutou pela liberdade do homem escravo dos dogmas escravagistas e grosseiros, liberando o pensamento do homem travado nas amarras do misticismo religioso, levando-o ao auto conhecimento de si próprio como Força e Matéria.

Seu sucesso só depende de você - Por Luiz de Mattos

Caminha o Racionalismo Cristão há longos anos levando sua doutrina esclarecedora por toda parte. Quando bem assimilada, torna-se um farol a projetar luz nas trevas do desconhecimento espiritual. Já é tempo de a humanidade se esclarecer. A perturbação existente no mundo, porém, é muito grande, criando uma espécie de cegueira que impede a visão espiritualista da vida.

O pensamento tem valor considerável, quando bem irradiado. Ele é força saturada de poder, tanto para o bem quanto para o mal. A pessoa verdadeiramente esclarecida não se deixa abater pelos vendavais que surgem na vida. As tormentas morais que desabam sobre a existência humana são provocadas por pensamentos adversos, que se propagam através de ondas e formas, e, de acordo com as afinidades vibratórias, atraem miasmas de espíritos do astral inferior, que pululam pela atmosfera fluídica da Terra.

É necessário esclarecer a humanidade, para que saiba libertar-se de tudo quanto a pode prejudicar.

A doutrina racionalista cristã é fácil de entender. O êxito ou o fracasso dos seres humanos está subordinado ao bom ou mau uso do livre-arbítrio. Quem pensa bem o bem atrai. O contrário acontece aos que pensam mal: não imaginam o que os espera em futuras encarnações, a que extremos aflitivos poderão chegar em razão da intensidade das más ações que vierem praticar.

O Racionalismo Cristão é simples e grandioso, tem valor considerável na trajetória evolutiva dos seres, mas é preciso muita paciência e prudência, porque nem todos têm a compreensão nítida do que é espiritualidade. Por isso, aconselhamos que leiam devagar os livros doutrinários publicados, raciocinando bem sobre o que estudam, voltando atrás quando necessário. Esse estudo desanuvia a mente e leva à certeza de que a vida no planeta é árdua, trabalhosa, é dolorosa mesmo.

Quando os sofrimentos aparecem, mesmo os que não são causados pelo mau uso do livre-arbítrio, devem ser enfrentados sem esmorecimento, pois são desafios que engrandecem a alma ao serem vencidos com valor e coragem.

Para se compreender as diversas classes de espíritos encarnados basta observar os membros de uma família, pois há sempre diferenças entre eles: uns são mais caprichosos, outros mais desleixados, uns são pacatos, outros são intranquilos. Tudo isso o Racionalismo Cristão explica.

Caminhem com segurança, buscando progredir na vida pelo esforço de cada um. Essa luta é penosa, mas o trabalho é indispensável aos seres humanos, sendo de grande valor para a evolução do espírito, que veio a este mundo para evoluir com segurança pelo difícil caminho da vida.

Precisamos falar assim aos seres humanos, a fim de os fazer despertar para a realidade da vida, que é bem diferente da fantasia que o desconhecimento sobre os porquês do viver terreno lhes apresenta como verdade. Todos poderão viver com segurança e valor desde que o queiram. Para tanto, sempre lembramos que, ao ser feita a limpeza psíquica ou durante o sono restaurador, a vida anímica se refaz.

Aconselhamos, portanto, que tenham cuidado com a maneira de interpretar as coisas. Nada de precipitações, pois tudo vem a seu tempo, e o tempo é fator essencial na vida das pessoas. O que importa é saber valorizá-lo, porque perdendo tempo ficam para trás as que não lhe dão a devida importância.

Seu sucesso só depende de você
Por Luiz de Mattos
Colaboração: Rute Helena Macário