Luiz de Mattos em sua época foi um espírito incansável, foi um bravo e duplamente abolicionista. Lutou pela liberdade do homem escravo do próprio homem. Mas também lutou pela liberdade do homem escravo dos dogmas escravagistas e grosseiros, liberando o pensamento do homem travado nas amarras do misticismo religioso, levando-o ao auto conhecimento de si próprio como Força e Matéria.

Síntese dos Princípios Racionalistas Cristãos - Por Luiz de Mattos

45ª edição - Capa atual
Todo o Universo é regido por leis comuns e naturais. Tais leis, das quais deriva o conhecido axiomaconforme o ser pensar, assim será”, são imutáveis, e dentre elas faz-se especial menção à que regula a ação do pensamento.

Uma vez reconhecida essa verdade, isto é, a importância do pensamento como poderosa força de atração tanto do bem quanto do mal, deve a criatura, em seu benefício e no daqueles com quem convive, nortear a sua vida de modo a pôr em prática os conhecimentos adquiridos.

Para isso precisa adotar, como regras normativas de conduta, os princípios racionalistas cristãos que melhor se ajustem às ocasiões, para obter êxito em seus empreendimentos e ter boa assistência espiritual.

PRINCÍPIOS: Elementos básicos e elementares de alguma ciência, disciplina, matéria.

1 - FORTALECER A VONTADE PARA A PRÁTICA DO BEM.

Ao se identificar com os reais objetivos da vida, a pessoa desenvolve interiormente o estímulo necessário para praticar o bem, que consiste em beneficiar a si própria e a coletividade.
À medida que recebe o influxo positivo de sua ação benfazeja, sente-se impelida a ampliar essa influência. Ser bom, auxiliar o semelhante, ter pensamentos positivos são atitudes que conduzem o ser humano a se ligar a correntes fluídicas benéficas, a se fortalecer espiritualmente, a evoluir cada vez mais.

2 – IDENTIFICAR, PARA PODER REPELIR, OS MAUS PENSAMENTOS E FAZER BOM USO DO LIVRE-ARBÍTRIO.

O pensamento é uma vibração do espírito. É ela que movimenta os pensamentos e dela depende o bom ou mau êxito de todos os seus empreendimentos. O espaço infinito está repleto dessas vibrações que se cruzam em todas as direções. Conforme se pensa, assim se atrai: o bem ou o mal; a doença ou a saúde.

3 - CULTIVAR PENSAMENTOS ELEVADOS EM FAVOR DO SEMELHANTE.

Pensamento é vibração do espírito, manifestação da inteligência, poder espiritual. Logo, o ser humano deve utilizar o pensamento para prover o bem-estar próprio e do semelhante, seguro de que atingirá esse elevado objetivo com assistência das Forças Superiores.
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4 - NÃO DESEJAR PARA OS OUTROS, O QUE NÃO QUER PARA SI.

O ser humano deve direcionar seus pensamentos para a construção do bem, e não para desejar infelicidade aos semelhantes. Vibrações negativas irradiadas afetam primeiro o emissor para, depois, vincularem-se às correntes afins.

5 - ESTENDER AUXÍLIO A QUEM DELE NECESSITAR, QUANDO OS MEIOS E A OPORTUNIDADE O PERMITIREM, MAS NÃO CONTRIBUIR PARA SUSTENTAR A OCIOSIDADE E OS VÍCIOS DE QUEM QUER QUE SEJA.

Praticar o bem é dever do ser humano espiritualmente esclarecido. Porém, como o auxílio estendido ao semelhante não pode implicar na anulação dos valores do espírito, esse auxílio deve ter o propósito de soerguê-lo com dignidade, a fim de que supere com valor e coragem as vicissitudes que esteja a enfrentar.

6 - TER CONSIDERAÇÃO PELO PONTO DE VISTA ALHEIO, PRINCIPALMENTE QUANDO MANIFESTADO COM SINCERIDADE.

A harmonia social está baseada no respeito às opiniões e aos pontos de vista divergentes. Sendo assim, é importante que o indivíduo tenha consideração por ideias manifestadas com sinceridade, entendendo-se que essa atitude não implica em concordância com o juízo exposto, tendo em vista que cada pessoa exprime suas opiniões em consonância com o acervo intelectual e moral que possui.

7 - NÃO SE LIGAR PELO PENSAMENTO A PESSOAS MALDOSAS, INCONVENIENTES E PSIQUICAMENTE DESEQUILIBRADAS.

Através do pensamento, o ser humano não só emite como atrai vibrações espirituais afins. Vibrações de pensamentos se propagam pela atmosfera fluídica da Terra, ficam nela registradas, podendo ser percebidas e identificadas por espíritos obsessores, que se prevalecem dos indivíduos com iguais afinidades, intuindo-os para a prática dos vícios e desejos intemperados que tinham quando encarnados. Portanto, pensar em pessoa psiquicamente desequilibrada é ligar-se à sua má assistência espiritual.

8. COMBATER A MALEDICÊNCIA.
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A maledicência é comportamento transitório, mas danifica gravemente o caráter do espírito encarnado, deixando marcas difíceis de serem removidas do seu corpo fluídico. Por outro lado, a boa conduta revela integridade moral do ser humano e inspira o semelhante para a prática do bem, com o consequente afastamento dos hábitos maléficos. Portanto, a pessoa deve empreender esforços para fortalecer seus valores através dos ensinamentos racionalistas cristãos, sendo essa condição essencial para a formação de exemplos virtuosos.

9. ELIMINAR DO HÁBITO COMUM A DISCUSSÃO ACALORADA.

Debates inflamados constituem forte polo atrativo de espíritos obsessores, que se aproveitam do desequilíbrio psíquico a que estão sujeitos os seres humanos para influenciá-los através da afinidade de pensamentos estabelecida. A falta de esclarecimento está na raiz do problema, pois muitas pessoas desconhecem a realidade espiritual existente, atidas exclusivamente no que podem perceber ao redor através dos cinco sentidos humanos.

10. CONSERVAR EM PLENA FORMA A HIGIENE MENTAL E FÍSICA.

O conceito de saúde integral ressaltado pelo Racionalismo Cristão tem como base o cuidado com a higiene psíquica e a física, uma vez que a contemplação desses aspectos representa o norte de qualquer existência saudável. O enfoque racionalista cristão na saúde fundamenta-se na necessidade de o indivíduo manter-se alheio a qualquer excesso, criando condições para que possa crescer em seus talentos e se aprimorar moralmente através do desenvolvimento contínuo de suas potencialidades. Com efeito, o cuidado global com a higiene é virtude e sabedoria para o espiritualista.

11. EXERCER O PODER DA VONTADE CONTRA A IRRITAÇÃO.

O exercício das virtudes morais enseja o desenvolvimento dos atributos do espírito, os quais constituem sua própria essência. Sendo a exaltação de ânimo inimiga do progresso em todos os seus aspectos, deve o indivíduo subjugar a irritação utilizando conscientemente o valioso atributo da vontade. O esforço e a decisão no sentido do aperfeiçoamento espiritual, seja ele o da simplicidade, da humildade, da disciplina dos sentidos e da imaginação ou o do desapego das futilidades e banalidades habituais, promovem a fortaleza da vontade e, como consequência, a capacidade criativa na superação das dificuldades.

12. MANTER O EQUILÍBRIO DAS EMOÇÕES NA ANÁLISE DOS FATOS, PARA NÃO AFETAR A SERENIDADE NECESSÁRIA.

As solicitações, expectativas e pressões vivenciadas exigem esforço permanente do indivíduo para sustentar a harmonia emocional, a fim de se pôr sereno na análise criteriosa e realista dos fatos, examinando os pormenores, pesando os prós e os contras, identificando possibilidades e prevendo consequências. Entretanto, é imperioso penetrar nos domínios da espiritualidade, que permitem ao indivíduo contemplar a realidade da vida de um ponto de vista amplo e construtivo.
1ª edição histórica - 1914,  esta cópia
foi foleada por Luiz de Mattos e
Luiz Thomaz

13. ADOTAR, COMO NORMA DISCIPLINAR, O HÁBITO SADIO DE SOMENTE TOMAR DECISÕES QUE SE INSPIREM NO FIRME PROPÓSITO DE FAZER O BEM, AGINDO PARA ISSO COM PONDERAÇÃO, MODERAÇÃO, JUSTIÇA, SERENIDADE E VALOR.

A prática do bem, como mecanismo propiciador de evolução, representa a meta da existência humana. É nessa perspectiva que consiste a centralidade da experiência espiritualista. Em última análise, os atos individuais e coletivos devem ter o bem como fim. A equidade e os valores éticos inspiram as decisões nobres, que mantêm e sustentam, vitalizam e equilibram o conjunto humano. Quanto mais pratica o bem, mais a pessoa se torna livre e consciente. O progresso na virtude, a disciplina do pensamento e o repúdio ao egoísmo permitem a tomada de decisões acertadas e dignas, que impactarão positivamente a vida de todos os envolvidos.

14. CONDUZIR-SE RESPEITOSAMENTE NA LINGUAGEM E NAS ATITUDES.

A sobriedade e a temperança demonstradas no uso adequado e cordial do vocabulário, bem assim o comportamento cortês, exprimem, de forma condensada, conquistas morais importantes, que podem suavizar o percurso evolutivo dos seres humanos. A atuação e a linguagem elevadas revestem-se de importância capital na perspectiva racionalista cristã, pois dizem respeito aos próprios fundamentos da vida em sociedade. O indivíduo que se conduz nos moldes da autêntica sensatez inspira confiança e manifesta grandeza espiritual.

Síntese dos Princípios Racionalistas Cristãos
Por Luiz de Mattos
Colaboração: Regina Gouveia de Lima