Luiz de Mattos em sua época foi um espírito incansável, foi um bravo e duplamente abolicionista. Lutou pela liberdade do homem escravo do próprio homem. Mas também lutou pela liberdade do homem escravo dos dogmas escravagistas e grosseiros, liberando o pensamento do homem travado nas amarras do misticismo religioso, levando-o ao auto conhecimento de si próprio como Força e Matéria.

O médium esclarecido é útil a sociedade - Ligação de dois planos - Por Luiz de Mattos

O médium é um elemento de ligação dos dois planos – o físico e o psíquico – sendo essa a razão de quase sempre se revelarem por seu intermédio os fenômenos psíquicos.

Quanto mais sensível o indivíduo, maiores possibilidades têm de captar vibrações. Dessas vibrações, que são diferentes umas das outras, o espaço está repleto, podendo cada vibração captada produzir uma revelação ou fenômeno correspondente.

CLIQUE para ouvir a Limpeza Psíquica
As retinas dos olhos humanos podem captar as vibrações da luz solar, mas não as da luz astral, a não ser quando intervém o médium com a sua sensibilidade, através do fenômeno, muito conhecido, da vidência.

O médium de incorporação pode, em determinadas condições psíquicas, desdobrar-se, e esse fenômeno, desde que praticado disciplinarmente, é de grande utilidade.

Entende-se por desdobramento o afastamento do espírito e do seu corpo astral do corpo físico do médium, por alguns momentos, ficando a ele ligado por cordões fluídicos.

CLIQUE para ouvir a Limpeza Psíquica
O que se dá com todos durante o sono ocorre com o médium de incorporação acordado, em trabalhos de desdobramento.

A segurança dos instrumentos mediúnicos, nesse caso, é assegurada pelas Forças Superiores que dirigem as operações de Limpeza Psíquica realizadas nas Casas Racionalistas Cristãs.

O trabalho das Forças Superiores, que de forma astral supervisionam e dirigem a Limpeza Psíquica, constitui uma das mais notáveis realizações no campo do espiritismo, pelos seus resultados benéficos em favor da humanidade.

Os que apenas se restringem a apreciar os fenômenos físicos, fechando o raciocínio à análise da fenomenologia psíquica, possuem uma visão bem estreita das coisas espirituais. A dialética desses seres, girando dentro de um círculo de acanhadas dimensões, desaparece diante do vasto cenário ocupado pela ciência psíquica.

Dentre os fenômenos de ordem espiritual, são as materializações, as levitações e os transportes de objetos sem contato os que mais impressionam a massa humana, alheia aos poderes espirituais.

Alguns desses fenômenos são produzidos por espíritos galhofeiros do astral inferior que, agindo invisivelmente, arremessam objetos e produzem ruídos, ou por indivíduos a eles aliados que fazem mau uso da faculdade mediúnica para obter vantagens, geralmente pecuniárias.

Não são raros também os médiuns que assim procedem em condenáveis práticas com o intuito de alcançar efeitos sensacionalistas, principalmente na imprensa, e, ainda, para atrair prosélitos do meio ignorante em espiritualismo, representados por indivíduos que andam por aí mergulhados em superstições e atidos a crendices entorpecentes, originárias das místicas dogmáticas.

É sabido que a matéria organizada, simples, se reduz ao átomo — uma partícula de ínfima dimensão, imperceptível à visão normal do ser humano.

CLIQUE para ouvir a Limpeza Psíquica
Mas como, não obstante essa invisibilidade, a sua existência é real, ele aí está compondo e formando todos os corpos e passando, invisivelmente, de um para o outro, sob a ação de uma Força de igual modo invisível.

É óbvio que a mesma Força que conduz um átomo transporta incontável número deles, sem alterar o equilíbrio universal. As leis que imperam nesta ação são do plano astral, independentes das que se conhecem no mundo físico.

Todos podem sentir neste planeta a atuação das forças da natureza, que são parcelas da Força Total, agindo, combinada e equilibradamente, no concerto harmônico do Universo.

Ao ser humano não é difícil constatar a força atômica, a força intra-atômica, a força intermolecular, a força de gravidade, a força de atração dos corpos, a força magnética e as diversas outras forças que mantêm a Terra em perfeito equilíbrio, num movimento conjugado de todos os corpos opacos e luminosos que giram, incessantemente, no espaço sideral.

Essas e outras forças atuam diretamente sobre o átomo, com
a intensidade dosada pela Inteligência Universal para manter o Universo em condições de completa estabilidade.

Isto quer dizer que quaisquer outras forças que atuam no átomo para produzir fenômenos psíquicos são impulsionadas pelo espírito, por ser este uma partícula da Força Total, da qual possui poderes congêneres, porém limitados ao estado de evolução já alcançado.

O médium esclarecido é útil a sociedade - Ligação de dois planos
Por Luiz de Mattos
Fonte: Livro base do Racionalismo Cristão 43ª edição