Luiz de Mattos em sua época foi um espírito incansável, foi um bravo e duplamente abolicionista. Lutou pela liberdade do homem escravo do próprio homem. Mas também lutou pela liberdade do homem escravo dos dogmas escravagistas e grosseiros, liberando o pensamento do homem travado nas amarras do misticismo religioso, levando-o ao auto conhecimento de si próprio como Força e Matéria.

Atributos Espirituais - Tolerância e Compreensão - Por Luiz de Mattos

É preciso haver tolerância e compreensão, insistimos, para que se entendam, porque ninguém pode viver só neste mundo de escolaridade. Enganam-se as pessoas que se julgam preparadas para viver isoladas. Todas precisam umas das outras.

Por que razão a maioria dos seres humanos não sabe tolerar os semelhantes e se estimar mutuamente? Por que há falta de espiritualidade.

Ninguém é obrigado a fazer o que não quer e tampouco tem o direito de obrigar que outros façam o que lhe apraz. É erro grave querer modificar as pessoas, fazer com que elas pensem da mesma forma.

Os espíritos que encarnam neste mundo de escolaridade pertencem a mundos de estágio distintos e a classes diferenciadas. Se entre irmãos de mesmos pais não há igualdade de pensamentos e sentimentos, como querer que indivíduos de diferentes famílias pensem e sintam da mesma forma? Irmãos criados e educados no mesmo lar pensam e agem de maneira diversa: Uns certas vezes até se desencaminham, enquanto outros permanecem dignos e corretos. Como querer que todas as pessoas sejam perfeitamente iguais?

Sendo assim, cada um age e reage de acordo com seu grau de evolução. Se as inclinações espirituais são distintas, se os seres humanos divergem em gostos e preferências, para bem viverem no planeta-escola Terra é preciso que as pessoas tenham muita compreensão e tolerância mútua.

Aprendam, pois, a pensar e agir, se quiserem ser felizes.
Luiz de Mattos
Colaboração: Rute Helena Macário

Poderá gostar de conhecer:
 Atavismo