Luiz de Mattos em sua época foi um espírito incansável, foi um bravo e duplamente abolicionista. Lutou pela liberdade do homem escravo do próprio homem. Mas também lutou pela liberdade do homem escravo dos dogmas escravagistas e grosseiros, liberando o pensamento do homem travado nas amarras do misticismo religioso, levando-o ao auto conhecimento de si próprio como Força e Matéria.

Consciência limpa – Por Luiz de Mattos

O maior mal da humanidade é a ignorância da verdade. Toda criatura que ignora o que seja a verdade, toda criatura que vive num mundo de sonhos e ilusões, é ignorante, e portanto, uma infeliz, porque não tem em si as energias necessárias para saber afugentar o mal, para livrar-se do mal, par afugentar tudo que for prejudicial.

Saibam portanto, bem guiar o pensamento, torne esse pensamento uma muralha que impeça a aproximação maléfica das forças inferiores e se tornarão invencíveis.

Quando a criatura tem consciência absoluta de que cumpre o seu dever, de que cumpre suas obrigações, não deve recear coisa alguma, porque a satisfação do dever cumprido, a satisfação das obrigações cumpridas, deve ser o bastante para que se sinta com a consciência limpa.

Consciência limpa – Por Luiz de Mattos