Luiz de Mattos em sua época foi um espírito incansável, foi um bravo e duplamente abolicionista. Lutou pela liberdade do homem escravo do próprio homem. Mas também lutou pela liberdade do homem escravo dos dogmas escravagistas e grosseiros, liberando o pensamento do homem travado nas amarras do misticismo religioso, levando-o ao auto conhecimento de si próprio como Força e Matéria.

O desabafo de Catulo de Mattos

Mensagem mediúnica de Catulo de Mattos recebida em reunião espiritualista noturna de 13-5-2024 

Caros irmãos em essência, aqui vim por um convite, para participar desta belíssima reunião, onde todos estão muito firmes, muito claros nos seus propósitos de levar esclarecimentos aos espíritos que encontram-se em sofrimento, desencarnados e ainda perambulam pelo planeta Terra

Nós, nas Casas Filosóficas Espiritualistas Racionalistas Cristãs, não fazemos mais este trabalho...
Sou presidente astral de uma filial onde praticamente não se exerce mais tal função, é uma pena, pois o meu pai tanto lutou e codificou esta filosofia tão maravilhosa para trazer o esclarecimento, a luz à humanidade que vivia sempre tão nas trevas, perdida e agora, novamente também a humanidade encontra-se perdida, desorientada de tantas catástrofes que estão acontecendo neste planeta, pela ganância dos homens, a má administração não deixam que as coisas sejam feitas como devem ser.

Infelizmente, a humanidade vê-se perdida, sem uma bússola para se orientar e eu aqui fui convidado a participar destes trabalhos e é com muita honra e orgulho que participo e deixo os meus fluidos do Astral Superior a todos vós.

Minha mensagem será curta porquê o aparelho ainda não está bem preparado mas a intenção é das melhores, portanto meus irmãos, sigam em frente e deem todo apoio aos médiuns que estão se preparando, Catulo de Mattos que encerra por Sônia Faria. Pelo Grupo Espiritualismo Racional e Cientifico Cristão.