Luiz de Mattos em sua época foi um espírito incansável, foi um bravo e duplamente abolicionista. Lutou pela liberdade do homem escravo do próprio homem. Mas também lutou pela liberdade do homem escravo dos dogmas escravagistas e grosseiros, liberando o pensamento do homem travado nas amarras do misticismo religioso, levando-o ao auto conhecimento de si próprio como Força e Matéria.

Desliguem-se das crendices - Por Luiz de Mattos

Aconselhamos aos estudiosos da espiritualidade a leitura atenta e refletida da última edição do livro intitulado Racionalismo Cristão, a fim de que conheçam sua composição astral e física, ou seja, um composto de Força e Matéria ou, melhor ainda, sua simplificada constituição: espírito, corpo fluídico e corpo físico. O espírito é vida, é manifestação da inteligência, é poder criativo e realizador. Uns são mais evoluídos do que outros, e isso depende do grande ou pequeno proveito que tiraram das inúmeras existências em corpo humano, do qual foram os próprios artífices. É neste mundo de escolaridade que os espíritos dos mundos de estágio densos, opacos e intermédios fazem sua evolução, e assim seguem em sua eterna marcha evolutiva pelos mundos diáfanos e de luz puríssima.

CLIQUE para ouvir a Limpeza Psíquica
Com essa circunstancial descrição do que os seres humanos são e fazem na Terra, é necessário, então, que todos compreendam a vida no seu amplo aspecto transcendente, desligando-se das crendices já milenares que toldam a inteligência, paralisam o raciocínio, desestimulam a vontade, que dificultam, enfim, tanto o progresso material quanto a evolução espiritual no decorrer da luta pela vida.

Os indivíduos que se curvam diante desse histórico engano nada mais fazem do que seguir o que lhes foi incutido na mente desde a infância, e para isso têm livre-arbítrio, que deve ser respeitado, ainda que muitas vezes fiquem envolvidos por sofrimentos sem conta, seja por teimosia ou covardia em aceitar o que é lógico e esclarecedor, que é o uso do raciocínio para separar o certo do errado nos meandros do viver cotidiano.

Isso posto, podemos afirmar, com toda convicção, que o Racionalismo Cristão é uma filosofia de vida e as casas racionalistas cristãs são escolas de vida, bem como a felicidade de dizer que seus ensinamentos irão muito longe, alcançando milhares de pessoas. Já temos muitos alunos inscritos, alguns de grande evolução espiritual. A esses cabe o dever de transmitir aos demais estudantes da espiritualidade nossos valores morais refletidos em sentimentos de ponderação, moderação e justiça. Quem segue a verdade espiritualista defendida pelo Racionalismo Cristão compreende com mais facilidade a vida no seu aspecto amplo e construtivo. É assim que vamos constatando a evolução espiritual da humanidade.

Não queremos fanáticos a seguir o Racionalismo Cristão. Queremos pessoas que estudam, pensam, analisam, sabem o que querem para suas vidas. É o que esperamos dos que acham o Racionalismo Cristão um completo conjunto de ensinamentos espiritualistas que lhes transmite o conhecimento de si mesmos. Aceito como diretriz norteadora do viver na Terra, devem colocá-lo em prática no dia a dia. O espírito não está subjugado à matéria, mas, ao contrário. Por ser a matéria o elemento passivo e amoldável, é o espírito que irradia sabedoria e tem ânsia de saber. Assim o Racionalismo Cristão é a filosofia espiritualista cristã que convida o ser humano a saber cada vez mais.

Desliguem-se das crendices - Por Luiz de Mattos

Fonte: Grupo Casa Racionalista Cristã - Filial Florianópolis - Publicada no Facebook em 19-5-2022